sexta-feira, 26 de julho de 2013

PROPOSTA DA PRIMEIRA CONFERÊNCIA


 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

 Relatório do Grupo Temático Eixo I
EIXO I – PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL
Foco: produção de arte e de bens simbólicos, promoção de diálogos interculturais, formação no campo da cultura e democratização da informação.
Propostas para desenvolvimento no âmbito Municipal
1. Reformulação do Conselho Municipal de Cultura, garantindo o acesso direto de todos os movimentos culturais do município com assento, voz e voto na gestão cultural do município, representando no mínimo 2/3 de seus membros.
2. Criação da Fundação Municipal de Cultura, para gestão da cultura do município em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura, e Conselho Municipal de Cultura, para que se torne um pólo democrático e abrangente onde todas as contribuições informativas venham a se transformar em produtos culturais que acrescentem na identidade de Volta Redonda, no âmbito da formação da diversidade, dando suporte a outras instituições para suas livres manifestações.
3. Que seja atribuição do Conselho Municipal de Cultura o mapeamento, catalogação e preservação dos bens materiais e imateriais ligados a cultura e história do município.
4. Criação de Fóruns Culturais com periodicidade mínima de 6 meses para debate da cultura no município e capacitação das entidades cadastradas na Secretaria e/ou Conselho Municipal de Cultura.
5. Incentivar a manutenção de um cadastro livre e permanente de todos os agentes culturais e entidades ligadas a cultura, permitindo de forma irrestrita o acesso da população a essa lista de contatos, e-mail e telefones, e/ou links de sites e blogs correlatos.
6. Que o Fundo Municipal de Cultura seja gerido pelo Conselho Municipal de Cultura e dividido por segmentos/áreas, incluindo as iniciativas de preservação histórica e comunicação cultural.
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA
7. Criar mecanismos de especialização e capacitação de profissionais de educação para o efetivo ensino da história do município de Volta Redonda em todas as esferas, seja histórica ou no campo das artes.
8. Criação de núcleo de capacitação audiovisual para garantir a todos os movimentos culturais do município acesso a informações e técnicas para que os mesmos possam fazer o registro histórico de suas atividades e/ou produzir materiais de divulgação em rádios, TVs, jornais, revistas, internet e outras mídias, no âmbito municipal, regional e nacional.
9. Criação da TV local (sinal aberto), permitindo a criação de espaços para divulgação de mensagens de interesse cultural e registro de manifestações artísticas e culturais de nosso município, através do Conselho Municipal de Cultura, com a participação dos representantes dos movimentos culturais de Volta Redonda.
10. Estimular a tradução/transcrição de todos os documentos desta Conferência para a garantia de acesso irrestrito a todos, incluindo os deficientes auditivos e/ou visuais.
11. Incentivar a criação literária através de workshops, oficinas, seminários e publicações ou concursos para o fomento e incentivo de novos autores.
12. Incentivo de criação de redes de artes plásticas/visuais para fomento de produção desse conhecimento, através de parcerias novas que extrapolem a regionalidade e valorizem novas linguagens no âmbito das artes visuais.
13. Criação de legislação específica de incentivo e manutenção de rádios comunitárias.
14. Articulação da busca de recursos, inclusive públicos no financiamento de instrumentos de comunicação adquiridos pela sociedade civil.
15. Promoção de encontros semestrais entre as políticas culturais e de educação através de Fórum comum garantido voz e voto para os diferentes agentes dessas áreas, para a troca de saberes e acompanhamento de fato das ações propostas implementadas.
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA
16. Incentivar a prática que a mediação com público seja feita por profissionais específicos (história / historiador; arte / arte educador...) valorizando a formação profissional desses agentes nas instituições com fins culturais.
17. Incluir o ensino de capoeira nas escolas públicas.
18. Promover o respeito a diversidade cultural, incentivando a luta contra o racismo em todas as esferas, inclusive no combate aos estereótipos de gênero, raça, cor e etnia nos meios de comunicação, incentivando a valorização da autenticidade étnica cultura de nossa gente.
Propostas para as Conferências Estadual e Nacional
1. Exclusão de qualquer mecanismo legal que incorpore a religiosidade na esfera educacional.
2. Mecanismos de controle social sobre a mídia, incentivando a descentralização da direção/programação das grandes redes de comunicação.
3. Articulação da busca de recursos, inclusive públicos no financiamento de instrumentos de comunicação adquiridos pela sociedade civil.
4. Promover o respeito a diversidade cultural, incentivando a luta contra o racismo em todas as esferas, inclusive no combate aos estereótipos de gênero, raça, cor e etnia nos meios de comunicação, incentivando a valorização da autenticidade étnica cultural de nossa gente.

5. Incluir o ensino de capoeira nas escolas públicas.
Relatório do Grupo Temático Eixo II
EIXO II – CULTURA, CIDADE E CIDADANIA
Foco: cidade como espaço de produção, intervenção e trocas culturais, garantia de direitos e acesso a bens culturais.
1. Criar políticas públicas em âmbitos municipal, estadual e federal para a criação de espaços culturais e realizar mapeamento, revitalização e manutenção dos bens e espaços SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA culturais existentes.
 2. Promover a criação de Centros de Cultura Comunitários e descentralizados, visando a promoção e sistematização da diversidade cultural local e sua memória.
3. Criar fóruns permanentes de cultura municipal, estadual e federal visando à autonomia da população no tocante ao tipo de cultura que deseja para fomentar a diversidade cultural existente na localidade, sendo os conselhos de cultura parte integrante.
 4. Descentralização das ações e projetos, permitindo que todos os municípios participem ativamente da elaboração e condução da política estadual de cultura
. 5. Fomentar o ensino das artes nas escolas municipais e estaduais
. 6. Sistematizar o registro e difundir as manifestações artístico-culturais.
 7. Descentralizar geográfica e geopoliticamente as manifestações culturais, com acesso irrestrito da população a shows, peças teatrais e exposições de patrocínio público.
 8. Reformar o espaço da Secretaria Municipal de Cultura e construir um Centro de Convenções.
 9. Criação do calendário anual de atividades artísticas.
10. Reformular o Decreto de Fomento à Cultura, discriminando: comissão julgadora, critérios avaliativos, projetos contemplados, valor recebido e publicação da prestação de contas em Diário Oficial.
 11. Efetivar interlocução entre as secretarias municipais de cultura, educação e ação comunitária no tocante aos projetos culturais desenvolvidos pelas mesmas.
12. Ampliar o espaço dos CRAS para realização de atividades culturais nos finais de semana.
13. Criar espaço específico para o desenvolvimento do projeto Casa de Cultura.
 14. Disponibilizar em todo Centro Esportivo um Setor Cultural. SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA
15. Criar Museu Histórico, Artístico e Cultural de Volta Redonda.
16. Criar o Livro de Tombo do Município de Volta Redonda
. 17. Avaliar o resultado do que está sendo propiciado à população com os projetos culturais.
18. Oportunizar a cultura existente nos bairros nos projetos Palco Sobre Rodas e Cultura Para Todos.
 19. Estruturação e visibilidade das ações dos conselhos municipal, estadual e federal de Cultura.
 20. Criar os Fundos Municipal, Estadual e Federal de Cultura.
 21. Criar o Museu Municipal do Aço.
 22. Transformar o Cine 9 de Abril em espaço cultural.
Propostas para as Conferencias Estadual e Nacional
1. Criar políticas públicas em âmbitos municipal, estadual e federal para a criação de espaços culturais e realizar mapeamento, revitalização e manutenção dos bens e espaços culturais existentes.
2. Criar fóruns permanentes de cultura municipal, estadual e federal visando à autonomia da população no tocante ao tipo de cultura que deseja para fomentar a diversidade cultural existente na localidade, sendo os conselhos de cultura parte integrante.
3. Descentralização das ações e projetos, permitindo que todos os municípios participem ativamente da elaboração e condução da política estadual de cultura.
 4. Fomentar o ensino das artes nas escolas municipais e estaduais. SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA
5. Descentralizar geográfica e geopoliticamente as manifestações culturais, com acesso irrestrito da população a shows, peças teatrais e exposições de patrocínio público.
6. Estruturação e visibilidade das ações dos conselhos municipal, estadual e federal de Cultura.
7. Descentralização da Secretaria Estadual de Cultura através da criação de coordenadorias regionais de cultura.
8. Participação dos municípios no Conselho Estadual de Cultura.
9. Criar os Fundos Municipal, Estadual e Federal de Cultura.
Relatório do Grupo Temático Eixo III
EIXO III – CULTURA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Foco: a importância estratégica da cultura no processo de desenvolvimento
Propostas para desenvolvimento no âmbito Municipal
1. Vale Cultura. 2. Coeficiente Cidadão. 3. Programas de distribuição, exibição e consumo. 4. Criação de centros culturais municipais de múltiplas linguagens. 5. Construção de espaços alternativos nos bairros (palco, salas, etc); gestão de mutirão.
Propostas para a Conferência Estadual 1. Coeficiente cidadão
. 2. Programas de distribuição, exibição e consumo. SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA
3. Intercâmbio de projetos culturais intermunicipais (ex: Pólo de Cinema de Barra do Piraí e Cultura Para Todos de Volta Redonda)
. 4. Produção, promoção e manutenção de mostras e festivais (em Volta Redonda) de linguagens dos diversos municípios.
 5. Criação de veículos impressos com publicação de pesquisas e eventos culturais, distribuídos gratuitamente e com ênfase na cultura popular.
Propostas para a Conferência Nacional
1. Desapropriação, por meios federais, da Floresta da Cicuta, para viabilizar a criação de um parque ecológico aberto à população em geral.
Relatório do Grupo Temático Eixo IV
IV – CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
Foco: economia criativa como estratégia de desenvolvimento
Pressupostos à guisa de mapeamento e diagnóstico da realidade com a cultura identificando a cadeia produtiva local 1. Espaços Públicos. 2. Desenho da cultura (ações) 3. Fontes de financiamento. SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

4. Descentralização das ações.
 5. Falta de capacitação
 6. Mercado de trabalho
. 7. Geração de renda.
8. Falta de investimento direto.
 9. Transversalidade.
Propostas para desenvolvimento no âmbito Municipal
1. Criação do Fundo Municipal de Cultura (ISS / IPTU)
2. Reestruturação do Conselho Municipal de Cultura como órgão proponente / fiscalizador
. 3. Criação de uma Fundação Municipal (gestora)
 4. Orçamento Participativo.
 5. Convênios e termos de cooperação com instituições, associações, etc.
 6. Escolas técnicas e faculdades livres (capacitação).
 7. Reformulação do Organograma e do Fluxograma da Secretaria Municipal de Cultura.
 8. Criação Centro de Memória
 9. Desapropriação do Teatro Santa Cecília e da Rádio ZYB 146 - Radio Siderúrgica.
 10. Fórum Permanente de Cultura.
Propostas para a Conferência Estadual SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA
1. Criação de uma Fundação Regional de Cultura. 2. Criação do Conselho e Fundo Regional. 3. Participação de pelo menos um representante de cada município no Conselho Estadual de Cultura.
Relatório do Grupo Temático Eixo V
EIOXO V – GESTÃO E INSTITUCIONALIDADE DA CULTURA
Foco: fortalecimento da ação do Estado e da participação social no campo da cultura
Propostas para desenvolvimento no âmbito Municipal
1. Mapeamento de todas as expressões culturais e agentes de cultura do município, através de pesquisas de campo, cadastro na secretaria e criação de um banco de dados.
 2. Reestruturação do Conselho Municipal de Cultura com eleições diretas. Criação de uma comissão organizadora para acompanhar o processo de reestruturação. Marcar uma data ainda nesta Conferência.
3. Transparência nas ações da Secretaria Municipal de Cultura, Orçamento Participativo e Prestação de contas com fiscalização do Conselho Municipal de Cultura e da Sociedade Civil.
4. Estudo sobre a criação da Fundação Municipal de Cultura a partir da reestruturação do Conselho Municipal de Cultura. SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA
5. Regulamentação da Lei 4.184/06, Lei Municipal de Incentivo á Cultura, com a presença de representantes da categoria artística e convocação da imprensa.
 6. Edital público para o Decreto 9.903/04, de fomento à cultura, com publicação em D.O.
 7. Criação de um blog para Conferência Municipal e organização de fóruns periodicamente.
Propostas para a Conferência Nacional
1. Um representante da Funarte em Volta Redonda.
 2. Inserir Volta Redonda no circuito de distribuição de bens e serviços culturais.
 3. Resgatar a função de Volta Redonda como um centro de convergência de representações culturais da região com representações institucionais acessíveis aos municípios
. 4. Implementação de um museu de arte contemporânea em Volta Redonda.

5. Implementação dos quatro projetos de museus de Volta Redonda..

Nenhum comentário:

Postar um comentário